O adolescente grego Alexis Grigoropoulos foi morto por um ricochete de uma bala disparada pela polícia, de acordo com os primeiros resultados da autópsia, anunciaram hoje fontes judiciárias.
(Público)

Terça-feira , 9 de Dezembro de 2008, 03:26. Relatos policiais, fielmente reproduzidos nos meios de formatação de massas estatais e privados, e ligeiramente ajustados ao longo do tempo para terem em conta os relatos alternativos, parecem estar baseados numa completa manipulação. Isto é, em vez da polícia ter disparado um tiro de aviso, devido ao temor pelas suas vidas— que teria ricocheteado e atingido Andreas (Alexandro, Alexis) — matando-o tragicamente, parece que o polícia executou o adolescente deliberadamente e a sangue-frio.





Este vídeo contém testemunhos de algumas das muitas testemunhas oculares.

Eis o que dizem.

1ª testemunha
-Vimo-los a um dado momento descendo a rua com as armas na mão.
-Ambos os polícias?
-Sim.
-E? Onde pararam?
-Aqui, precisamente aqui. Aqui começaram a injuriar, “Venham aqui escória, vamos resolver isto”. Alguns putos aproximaram-se.

2 ª testemunha

-Durante esta luta verbal, não vimos objectos serem atirados, de repente um deles puxa a arma e abre fogo, para a frente. Olhamos atentamente e vimos alguém deitado no chão, sendo arrastado pelos amigos, provavelmente com medo que ele voltasse a disparar. O que aconteceu foi que, os agentes ficaram parados e depois foram embora. Viraram as costas e foram-se embora, a pé.

3 ª testemunha

-Vi a extensão dos braços, vi-o fazer pontaria. Vi a extensão dos braços, não a posição do corpo. Estava atrás dele. Fez pontaria. Apontou para o outro lado da rua, para o grupo de jovens.

4 ª testemunha
-Estavam a trocar palavras. Foi intenso. De repente, sem nenhuma outra intervenção, o carro patrulha arranca subitamente e algum tempo depois os agentes voltam. Ficam em frente dos putos e ouvem-se tiros. Um dos putos cai ao chão.

1 ª testemunha – de novo
-3 tiros?
-3 tiros porque não o atingiu à primeira. Este homem queria matar. Tão simples quanto isso.

5 ª testemunha
-Ouvem-se duas detonações. Percebi imediatamente que eram tiros de pistola pelo som do primeiro disparo. Ouvi o segundo disparo, seguido de um grito e um puto caindo ao chão. Dirigimo-nos para o puto e tiramo-lo de lá. –O que fez a polícia?
-A polícia voltou as costas como se nada se tivesse passado e foi embora. Abrimos-lhe a camisa, estava a sangrar. Fizemos-lhe respiração cardiopulmonar, a ambulância chegou tarde.

6 ª testemunha
-Vi o carro patrulha entre a Rua Zoodoxou Pigis e a Rua Tzavela, partiu mas um minuto depois, os que iam no carro voltaram. Estavam os dois armados e dispararam contra o puto, sem motivo.
-Viste-os fazerem pontaria?
-Sim, fizeram pontaria.
-Não dispararam para intimidar?
-Não, dispararam para os putos que estavam lá.
-Viram o puto cair morto?
-Sim, alguém gritou que o puto estava ferido, mas eles voltaram-se e foram embora.

Estes testemunhos são um pouco inúteis sem se saber o que os próprios polícias testemunharam.

Eles alegam que foram atacados por um grupo de 30 anarquistas encapuzados, com pedras, paus e cocktails molotov, estando ainda no carro. Saíram dali rapidamente para escaparem deles, mas mais tarde voltaram para os prender. Foram atacados uma vez mais e agindo em auto-defesa, lançaram uma granada (flashbang - intimidante), dispararam dois tiros para o céu para intimidar os atacantes e um para o chão. O último atingiu o chão mas fez ricochete.

Têm estado a mudar a história até hoje. Os seus dois primeiros advogados já se retiraram do caso por motivos éticos. O exame balístico foi completado hoje. A bala permaneceu alojada no corpo e indicou que veio de um nível mais elevado (a pistola) para um nível mais baixo (o corpo da vítima). Se de facto houve um ricochete, a bala teria entrado de um nível mais baixo (a rua) para um mais elevado, o ponto de entrada no corpo.

Primeiro, todos os meios de formatação de massas adoptaram a versão dos polícias espalhando notícias similares por todo o mundo.

Agora falam em assassinato a sangue-frio.


tradução adaptada de esta blog.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial