O chefe desse partido é Karl Marx....
...Na sua vida privada é extremamente desordenado, cínico; um mau administrador, que leva uma autêntica vida boémia. Lavar-se, pentear-se e mudar de roupa constituem para ele actos muito pouco frequentes. Gosta de embebedar-se. Amiúde preguiça durante dias inteiros, mas quando tem muito trabalho aguenta incansavelmente dia e noite. Não existe para ele um horário determinado para dormir e outro para estar desperto; muitas vezes fica acordado noites inteiras, e deita-se ao meio-dia completamente vestido no sofá, onde dorme até à tarde, sem preocupar-se no mínimo com o que acontece à sua volta. (...)
Como esposo e pai de família, e apesar do seu carácter em geral indómito e intranquilo, Marx é o homem mais meigo e pacífico. Vive numa das casa mais miseráveis de Londres. (...)
Quando se entra no domicílio de Marx, fica-se com olhos de tal forma nebulados pelo fumo de tabaco e carvão, que nos primeiros momentos é preciso caminhar às apalpadelas, como se se entrasse numa gruta, até a vista se acostumar gradualmente à obscuridade e ir advinhando os objectos através da neblina. Tudo está sujo, coberto de pó. Sentar-se é um gesto verdadeiramente perigoso. Há cadeiras que só se aguentam em três pés, e outra, milagrosamente inteira, é utilizada pelas meninas, que brincam com ela às cozinhas. Esta cadeira é a que acaba por ser oferecida ao visitante, embora sem se limpar previamente os restos da cozinha infantil. E se uma pessoa se senta, arrisca-se a estragar as calças. Tudo isto, no entanto, não causa incómodo algum a Marx ou à esposa, que recebem o visitante com a máxima amabilidade, oferecendo carinhosamente cachimbo, tabaco e o que houver. Uma animada e agradável conversa supre todos os defeitos do lar e torna suportáveis todas estas mazelas. Assim, uma pessoa reconcilia-se com aquela gente, acha interessante o seu círculo e inclusivamente original. Esta é a fiel imagem da vida familiar do chefe comunista Marx.
(1852)
bófia dixit

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial